«

»

jun 25

Qual a diferença entre DVD e Blu-Ray?

Em poucos anos vimos a espetacular evolução na capacidade de armazenamento de dados das mídias, passando de 700MB (CD) para 4800MB (DVD camada simples) e por último os discos Blu-Ray com capacidade de 25000MB (camada simples) e 50.000MB (camada dupla).  Essa é a principal e mais simples diferença entre CD, DVD e Blu-Ray, a capacidade de armazenamento.

Contudo o que faz com que exista tanta diferença entre discos tão similares?

Primeiramente temos que entender que tanto no DVD quanto no Blu-Ray possuem diversas camadas para proteção, reflexão, gravação, etiqueta decorativa. Sendo que a conformação da camada de gravação é o diferencial entre um e outro.

DVD

No DVD, assim como nas outras mídias, existe uma camada específica para gravação de dados. Nessa camada os dados são gravados em sulcos/ranhuras em formato binário. Esses dados gravados de forma física são lidos e interpretados pelo leitor de DVD através de uma luz vermelha geradas por lentes com ondas de 650 nanômetros de comprimento.

Blu-ray

O disco Blu-ray, tem um funcionamento muito similar ao DVD. Porém, como seu próprio nome sugere, emite ondas de coloração azul com comprimento de onda (405 nanômetros) menor ainda que o DVD. Desta maneira consegue ler sulcos menores e consequentemente mais sulcos podem ser gravados na mídia. Com mais sulcos na mídia mais dados podem ser armazenados. O Blu-ray pode armazenar 5 vezes mais informações que um DVD.

Essa maior capacidade de armazenamento do Blu-ray torna possível a reprodução de conteúdos de vídeo em Full HD, sendo que para isso logicamente você precisa de uma TV que reproduza imagens em alta definição.

DVD Blu-Ray

1 menção

  1. 4 motivos para não comprar uma TV 3D

    […] mas eu posso compra ou locar discos Blu-Ray 3D para assistir filmes e shows em três dimensões. Ok, mas com que frequência vai fazer isso e o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>