«

jul 19

Diferença entre hidroponia e cultivo convencional

A hidroponia consiste no cultivo de vegetais sem solo, sendo o solo substituído por uma solução nutritiva. Essa solução fornece os nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta. Diferentemente, no cultivo convencional, as plantas obtém nutrientes e água diretamente do solo. Nesse caso, além de nutrir a planta o solo serve também para sustentação da planta.

A palavra hidroponia tem origem grega. Sendo que Hidro significa água e Ponos significa trabalho. Ou seja, trabalho em água.

O cultivo em hidroponia necessita de estrutura para sustentação e desenvolvimento da planta e estrutura para circulação de uma solução composta por água e nutrientes dissolvidos de forma balanceada de acordo com a necessidade de cada espécie cultivada. Essa estrutura exclui a necessidade do solo, que é a fonte natural de nutrientes e água para as plantas no sistema convencional.

A hidroponia exige do agricultor um conhecimento mais avançado para sua execução. Pois é necessário um acompanhamento constante das condições de pH e da concentração dos nutrientes na solução utilizada.

O cultivo de plantas em hidroponia deve, preferencialmente, ser realizado em um ambiente protegido, como uma estufa ou casa de vegetação. Com isso, há maior controle sobre o desenvolvimento das plantas e a manutenção da qualidade da solução nutritiva.

 

Vantagens da hidroponia:

Maior uniformidade na produção.

Maior produção por área.

Redução do ciclo de cultivo.

Menos gastos com mão-de-obra.

Menos gastos com fertilizantes.

Menos gastos com irrigação.

Menor incidência de doenças.

 

Desvantagens da hidroponia:

Maior investimento inicial (compra de equipamentos e estrutura).

Necessidade de maior grau de conhecimento técnico.

Maior gasto com energia elétrica.

 

Tipos de hidroponia

A hidroponia pode ser dividida em 4 sistemas de cultivos, que são:

–  NFT (Nutrient Film Technique) ou Técnica de Fluxo Laminar de Nutrientes

– Piscina ou Floating

– Aeroponia

– Cultivo com substratos

 

O sistema NFT é o mais utilizado especialmente para hortaliças folhosas. Neste sistema o desenvolvimento das plantas acontece sob um canal (calha) de cultivo. Nesse canal é feita a circulação forçada da solução nutritiva de forma intermitente com auxilio de uma bomba e temporizador.

Sistema NTF

Sistema NFT

 

O sistema floating é largamente empregado no cultivo de mudas para posteriormente serem vendidas e plantadas no campo em cultivo convencional. Esse sistema utiliza bandejas de isopor perfuradas flutuantes sobre uma piscina com solução nutritiva.

Floating

Floating

 

Já na aeroponia, as plantas são cultivadas suspensas no ar, tanto vertical como horizontalmente. Nesse caso, as raízes das plantas recebem uma nebulização com solução nutritiva. Esse sistema é pouco utilizado.

Aeroponia

Aeroponia

 

A hidroponia com substrato utiliza materiais inertes para sustentação da planta e circulação da solução nutritiva. Esse substratos podem ser areia, cascalho, perlita, vermiculita, argila  expandida, lãs minerais, cascas, serragem, entre outros. A solução nutritiva pode ser fornecida através de gotejamento, inundação ou circulação. Esse sistema de hidroponia é utilizado geralmente para plantas que tem o sistema radicular e a parte aérea mais desenvolvidos.

Hidroponia com Susbstrato

Hidroponia com Substrato

Principais fontes:

www.hydor.eng.br

www.afe.com.br

www.tudohidroponia.net

 

1 comentário

  1. André

    Gostaria de saber o nome do autor e o ano de publicação do texto para citar em trabalho acadêmico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>